O que há de novo?
Loading...


A importância do Selênio na saúde

O consumo do Selênio é importante para saúde, ele é um mineral que ajuda a diminuir os riscos de tumores malignos na bexiga.
Pesquisas comprovaram uma redução significativa no desenvolvimento de câncer na bexiga em mulheres e em fumantes moderados, que possuía uma quantidade maior de selênio no organismo, comparado as outras pessoas que não tinha uma quantidade necessária deste mineral.
O Selênio também combate os radicais livres que oxidam as células, elas podem causar danos no corpo ao longo dos anos. Esse mineral regula os hormônios da tireóide. A tireóide é importante para equilibrar o peso.
As pessoas que tem uma baixa de selênio no organismo, pode ser mais irritado, ansioso e depressivo, pois ele é capaz de normalizar o humor.

Você encontra Selênio nos alimentos como:
- Castanhas
- nozes
- amêndoas
- atum
- semente de girassol
- cereais integral
- sardinha
- salmão
- marisco
- camarão
- frango

Importante dizer, os alimentos acima devem ser consumidos com moderação, pois o excesso deles pode levar a uma intoxicação, pois o recomendado é ter até 800 microgramas de selênio no organismo.
Então para ter uma vida mais saudável você deve consumir diariamente a quantidade de 55 microgramas diária desse mineral.



Sidecut corte de cabelo com a lateral da cabeça raspada

É mais um corte radical que ganhou a cabeça do público feminino. Este tipo de corte fez sucesso em 1980 e eram muito usados pelos punks, mas o corte ganhou uma versão mais feminina. Para quem não sabe consiste em raspar totalmente uma das laterais da cabeça, deixando a outra parte comprida. Esse estilo deve ser usado com os cabelos penteados para o lado oposto para deixar amostra os fios raspados. Independente da espessura dos cabelos, o sidecut é indicado para todos os formatos de rosto, mas é necessário está ciente que deseja fazê-lo por ser um estilo autêntico e quem tem personalidade forte para sustentar o penteado.

Algumas famosas entraram nessa vibe e rasparam a cabeça e acabou virando uma febre entre as famosas internacionais mais modernas. Quem quiser ser mais radical pode optar em raspar ambas as laterais da cabeça. Agora se você está curiosa em fazer, mas tem medo de se arrepender tem uma dica bem legal, você pode pentear os cabelos para o lado e na parte onde seria o raspado prenda-o com grampos ou faça tranças laterais, desta forma você ficará na moda e curte o estilo sem cortá-los e usando um sidecut falso. Para quem tem muito cabelo este tipo de corte ajuda a diminuir o volume.

A manutenção deve ser feita em média a cada 30 dias e todos os tipos de cabelo podem ser feitos, como os liso, encaracolados e os crespos e a maquina usada é de numero 3, agora se desejar a lateral bem raspada então opte pelo numero 1.


Produtos Jequiti cosméticos

Os produtos Jequiti fazem parte do grupo Sílvio Santos, é uma empresa de cosméticos, que teve sua fundação em 2006, com vários produtos de beleza para homens e mulheres de todas as idades.

Os principais produtos são nas linhas de corpo, rosto, cabelos, perfumes e de banho.

A venda dos produtos Jequiti cosméticos são feitas por consultores, como outras marcas conhecidas a Natura e Avon que são vendidos por catálogos.
Caso desejar adquirir os produtos da Jequiti é só procurar por uma consultora em sua cidade.

Os produtos são de alta qualidade, e vale à pena conferir, caso nunca tenha usado, e sempre tem lançamentos, e com uma variedade bastante extensa, e atende a clientes dos mais variados tipos e estilos.


Pó facial compacto tonalizante com filtro solar - ADCOS

Para facilitar a vida da mulher moderna que precisa de praticidade e agilidade. Por isso é preciso estar sempre atentas para as novidades em linha de cosmético que sempre vem renovando.
Hoje vou comentar sobre o pó facial com fator de proteção solar, que chegaram para ajudar as mulheres, principalmente àquelas que precisam de pouco tempo para se maquiar, por ter uma vida bastante movimentada, corrida e agitada.

pó facial com FPS tem a ação protetora contra os raios ultravioletas, que é importante usar até mesmo em dias nublados, este cosmético só veio aumentar a lista de produtos com proteção solar.
O pó fácil além de ser prático. Não é necessário passar um filtro solar, por ele conter essa proteção.
Para quem utiliza creme antiidade deve passá-lo primeiro e esperar a pele absorver por aproximadamente 20 minutos, depois é só completar a maquiagem usando o pó compacto, caso preferir passe com uma esponja para espalhar bem o produto para não ficar concentrado apenas em uma região especifica da face.



Receita caseira de óleo hidratante facial e corporal

A nossa pele precisa de cuidados especiais para manter sempre jovem, bonita e hidratada.

Confira abaixo receita de óleo para hidratar o corpo e rosto.
Para o rosto
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de óleo vegetal de abacate
- 1 gota de óleo essencial de lavanda

Modo de preparo e aplicação:
Misturar os dois ingredientes.
Lavar bem o rosto com sabonete especifico para sua pele.
Secar bem a pele.
Aplicar o óleo por todo o rosto e deixar agir por 15 minutos.
Enxaguar com água fria.
Também serve para hidratar as mãos.

Para o corpo:
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal de abacate
- 3 gotas de óleo essencial de lavanda

Modo de preparo e aplicação:
Misturar os ingredientes.
Depois do banho com a pele limpa.
Usar a receita por todo o corpo
Não é necessário enxaguar, o óleo será absorvido pela pele.
Não é necessário usar um hidratante, pois o óleo deixa a pele sedosa e cheirosa.



Alimentos importantes para emagrecer com saúde

Emagrecer não é uma tarefa muito fácil, é preciso esforço, dedicação, exercícios físicos e alimentação saudável.

Veja abaixo alguns alimentos que ajudam a emagrecer. Mudando hábitos alimentares é o começo de ter uma vida mais saudável e um corpo em forma.

- Arroz integral: Deve substituir o arroz tradicional pelo integral, pois o arroz integral possui uma película que reveste o grão, e com elas são preservadas as fibras, vitaminas e minerais, quando que o arroz tradicional, não possui essa qualidade. As calorias dos dois tipos são praticamente a mesma. Mas as fibras contidas no arroz integral ajudam o intestino a trabalhar melhor e eliminando facilmente os resíduos acumulados no nosso organismo.

- Feijão: ele é rico em proteínas e livres de gorduras saturadas. Pode ser consumido sem medo algum, pois o feijão não possui o colesterol ruim que faz tanto mau ao nosso corpo.

- Peixes: São fontes de ômega 3, que é uma gordura importante na composição da membrana celular. Também é um auxiliar na prevenção e tratamentos de doenças cardiovasculares. Sem falar que o peixe tem poucas calorias, e ajuda a equilibrar o peso na hora da balança.

- Granola: Os principais ingredientes são o trigo e a aveia integral, ela é capaz de manter o sistema de açúcar no sangue equilibrando, prevenindo o desenvolvimento da diabetes. A granola é importante para manter o intestino funcionando regularmente, previne doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres.

- Nozes: São ricas em proteínas, vitamina E, potássio e fibras. As nozes é um auxiliar no emagrecimento e para manter o peso. Mas em excesso pode levar ao aumento de peso, deve ingerir em quantidade moderada. Uma porção com seis unidades equivale a 115 calorias.

- Maçã: é rica em água, fazendo com que a quantidade de calorias seja baixa, pois uma maçã tem aproximadamente 60 calorias e 83% de água. A maçã também é rica em fibra, vitamina e minerais. A casca da fruta é fonte de fibras e tem diversos nutrientes, então não descarte na hora de consumir a fruta.

- Tomate: a ingestão desse fruto é necessária para prevenção de câncer como a de próstata, pulmão e estômago. A melhor forma para conseguir usufruir das suas propriedades é consumir cozido ou processado.

Água: é o líder do ranking da hidratação para o corpo, ela ajuda a enganar o estômago a espantar a sensação de fome, se ingerida ao longo do dia, desde que não pula nenhuma refeição, o melhor de tudo que água não aumenta nenhuma caloria à dieta, mas nenhum corpo consegue se sustentar somente com a água, pois precisa de vitaminas, entre outros nutrientes para manter saudável.

- Chás:
São excelentes para eliminar as toxinas existentes no organismo, pois tem poder de ser diurético porque é estimulante da função renal. Ótimo para ajudar a emagrecer, o chá favorece pouca ingestão dos alimentos, diminuindo assim as calorias ingeridas durante o dia.

- Leite desnatado: ele contém menos gorduras e calorias do que o integral é importante ser consumido diariamente, pois evita o aparecimento da osteoporose, já que é fonte de cálcio, e somando as qualidades que ele tem, também é considerado um parceiro ideal pra ficar de bem com a balança.



Dicas para ter unhas resistentes e bonitas

Quando as unhas estão pintadas, bonitas e bem cuidadas, elas ajudam a compor o visual de uma mulher, mas para conseguir manter as unhas resistentes, bonitas e saudáveis são necessários de cuidados e tratamentos para mantê-las sempre com boa aparência.

Veja algumas dicas para conseguir ter unhas resistentes e bonitas
- As unhas também precisam de hidratante como a nossa pele, à noite antes de dormir, passa um creme que tenha em sua formulação a ureia, ela vai deixar suas unhas mais fortes.
- Faça uma esfoliação para renovar a pele, massageando com suavidade.
- Quando for retirar o esmalte, prefira os removedores, evita usar a acetona.
- É importante aparar as unhas a cada 15 dias.

Evita fazer estes procedimentos abaixo, pois em vez de conseguir ter unhas fortes, eles são capazes de enfraquecê-las.
- Retirar a cutícula enfraquece as unhas e pode ocasionar infecções e fungos caso ocorra um machucado.
- Evita uso do alicate e prefira os removedores de cutículas.
- Usar esmaltes todos os dias, dificulta a respiração das unhas, assim pode acontecer o enfraquecimento da mesma.
- A acetona deixa as unhas opacas, sem brilho e quebradiças
- Lixar as unhas na parte de cima, pode deixá-las mais fracas, além de ficar opacas e sem brilho.

Obs.: Quem possui cutículas grossas, o recomendado são empurrá-las e retirar o excesso somente, depois deve hidratar com um produto específico para a região das mãos.
Para as unhas poder respirar, é importante dar um intervalo de uma semana sem o uso dos esmaltes.



Aprenda a clarear os pêlos com Banho de Lua feito em casa

Para deixar os pêlos dourados é recomendado fazer um banho de lua, além de deixar os pêlos claros também proporciona maciez para a pele com aspecto aveludado.
Agora para quem não deseja fazer em salão de beleza, eu vou ensinar o método caseiro tão eficaz quanto o profissional.
Você precisa seguir o passo a passo e as receitas corretamente para ter o melhor resultado.
É preciso preparar todas as receitas antes de fazer o banho de lua.

1º passo: Esfoliação
Ingredientes e modo de preparo:
Misturar 3 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de aveia em flocos
3/4 de xícara (chá) de leite de soja.
Com o corpo molhado, aplicar a esfoliação nas regiões que vão usar o descolorante, como: pernas, braços, bumbum e barriga, fazendo movimentos circulares. Deixa agir por cinco minutos e enxágüe. Isso vai ajudar na renovação da célula, na nutrição da pele e na circulação.

2º passo: Loção calmante
Ingrediente e modo de preparo:
6 saches de chá verde
2 xícara de (chá) de água
Faça uma infusão, deixa esfriar e borrife por todo o corpo.
Esperar por alguns minutos até secar naturalmente na pele.

3º passo: hidratante
Ingrediente e modo de preparo:
5 colheres (sopa) de mel de abelha puro
6 gotas de óleo de gergelim.
Misturar os ingredientes, aplicar por todo o corpo usando um pincel.
Massagear suavemente a pele. Deixa agir por 10 minutos.
Remova o excesso tomando uma ducha morna.

4º passo: Aplicação do clareador
Deve-se usar com a pele seca.
Passe o descolorante nas áreas que deseja clarear, Esperar por 15 minutos em média para os pêlos chegarem à cor desejada.
Remova o descolorante por completo com água morna. Enxugar bem a pele e passar um hidratante que não tenha álcool em sua formulação para não irritar a pele.

kit clareador
- Pó descolorante
- água oxigenada
- espátula de aplicação
- tigela para misturar os produtos

Obs.: Importante fazer o teste para saber se o descolorante irá causar alergia, faça no antebraço ou atrás das orelhas, por 24 horas caso não sentir nenhum ardor ou vermelhidão, então poderá usar o produto ou faça o teste que estiver indicado na embalagem do produto.




Aprenda a conferir os rótulos nutricionais dos alimentos

Ao comprar um produto, verifique os rótulos das embalagens dos alimentos, pois as informações contidas são muito importantes, visto que existem detalhes que podem fazer a diferença na hora de consumi-los.
O indicado é sempre averiguar as informações e está ciente do que está sendo adquirido.

Os nutrientes sempre vem especificados nos rótulos desta forma.
Informação nutricional:
- Por porção de... Devem-se calcular as calorias multiplicando o valor pela quantidade de porções que irá ingerir.
- Fibra: Deve ter a quantidade de 6 gramas de fibra para cada 100 gramas de alimento - % VD: Percentagem, é em relação a porção de acordo com as necessidades diárias de gorduras, o recomendado é 2 mil calorias ao dia.
- Gorduras trans: muitos produtos não possui essa substância, não há uma quantidade de ingestão diária.
- Colesterol: Não aparece no rótulo, quando o alimentos é de origem vegetal
- Kcal ( calorias): é importante verificar o valor, pois devemos consumir em media 2000 calorias, da mesma forma que devemos observar as vitaminas existente nos produtos.

Todos os rótulos devem conter:
1. Nome do produto;
2. Lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade
3. Conteúdo líquido
4. Identificação da origem
5. Identificação do lote;
6. Prazo de validade
- o DIA e o MÊS para produtos com duração mínima menor de 3 meses e,
- o MÊS e o ANO para produtos com duração superior a 3 meses,
7. Instruções para o uso, quando necessário.

É necessário saber qual o tipo de produto que você está consumindo e procurar entender as informações especificadas. É obrigatório olhar a data de validade, o mais importante de todo o rótulo, comida vencida pode ser um grande risco a saúde.



Kit Maquiagem Completa com 48 cores de sombra

O kit de maquiagem ideal para você estar sempre bonita a qualquer hora e em qualquer lugar!
Este é o kit de maquiagem ideal para a mulher prática e moderna do dia a dia! Vem com 48 cores de sombras para todas as ocasiões e estações, batons com ótima aderência e cores vibrantes, além de blushes para realçar o seu rosto.
Com este kit você poderá criar desde visuais para o dia a dia e até efeitos sofisticados para festas.
É fácil de transportar e perfeito para deixar você ainda mais bonita em qualquer ocasião!

1 Estojo com: 

  • 48 cores de sombra
  • 24 cores de batom
  • 6 cores de blush
  • 5 pincéis para maquiagem
  • 1 espelho

Dúvidas mais frequentes em relação as DSTs

Numa relação sexual sem camisinha com uma pessoa que é soropositiva é possível que o parceiro não seja infectado? 
Em uma relação sexual com parceiro soropositivo sem proteção, nem sempre há transmissão do vírus. Entretanto, como essa possibilidade é alta, recomenda-se o uso do preservativo em todas as relações sexuais com parceiros soropositivos, para se evitar a probabilidade de contrair o vírus. Em caso de exposição à situação de risco, após três meses, deve-se fazer o teste anti-HIV para a dúvida ser esclarecida. Toda relação sem preservativo é arriscada, mas os riscos aumentam com relação anal receptiva, durante o período menstrual ou com a presença de outra doença sexualmente transmissível. O vírus parece penetrar mais facilmente através da pele do ânus e do reto do que pela pele genital. Esse fato pode ser explicado por uma maior fragilidade do tecido, que, por esse motivo, está mais sujeito a traumas que facilitam a infecção. Em relações vaginais, as mulheres são mais susceptíveis do que os homens, pois a concentração do vírus é maior no esperma do que na secreção vaginal.

A prática do sexo anal sem proteção implica risco de contaminação para ambos os parceiros?
Sexo anal sem camisinha é uma prática considerada de alto risco, sendo que o parceiro passivo é o que corre mais risco. O reto e o ânus são órgãos com intensa irrigação sangüínea e sem lubrificação própria. Por essa razão, o sexo anal uma fonte de fácil transmissão de doenças por via sangüínea, como hepatite e AIDS. Sabendo disso, nessas relações é ainda mais importante o uso do preservativo. É recomendável usar também um gel à base de água, a fim de evitar um rompimento do preservativo devido ao atrito da camisinha com o ânus.

A prática da masturbação com parceiro eventual implica risco de contágio pelo HIV?
Não havendo troca de sangue, sêmen ou secreção, a prática da masturbação a dois não implica qualquer risco de infecção pelo HIV.

Qual o risco de contágio com aparelhos cortantes como aparelhos de barbear, brincos, alicates e piercings?
Atualmente, a maioria dos aparelhos perfuro-cortantes fabricados, como seringas, máquinas de tatuar, aparelhos para colocar brincos ou piercings, são feitos com materiais descartáveis, que não podem ser usados mais de uma vez. Em caso de dúvida, sugerimos perguntar no local sobre os materiais utilizados. O risco de contaminação no contato do sangue com a pele e mucosa oral é menor do que a exposição percutânea (injeção), porque há maior quantidade de células-alvo suscetíveis à infecção pelo HIV na corrente sanguínea. Além disso, na pele e na mucosa oral existem barreiras imunológicas e não-imunológicas que conferem um determinado grau de proteção, uma vez que estes lugares estão em permanente contato com o meio externo e com microorganismos.

Mesmo com a ausência de ejaculação durante o ato sexual é possível ser infectado pelo HIV?
Apesar de o vírus da AIDS estar mais presente no esperma, essa não é a única forma do vírus ser transmitido em uma relação sexual. Há, também, a possibilidade de infecção pela secreção expelida antes da ejaculação ou pela secreção da vagina, por exemplo. Os fatores que aumentam o risco de transmissão do HIV, nesses casos, são: imunodeficiência avançada, relação anal receptiva, relação sexual durante a menstruação e presença de outras doenças sexualmente transmissíveis como cancro mole, sífilis e herpes genital.

O beijo, no caso de um dos parceiros terem feridas ou fissuras na boca, é uma via de contágio?
Segundo estudos, não há evidências de transmissão do HIV pelo beijo. Para que houvesse possibilidade de transmissão, seria necessário que houvesse uma lesão grave de gengiva e sangramento na boca. O HIV pode ser encontrado na saliva, porém as substâncias encontradas na saliva são capazes de neutralizá-lo. Práticas como beijar na boca, fumar o mesmo cigarro, tomar água no mesmo copo, não oferecem riscos.

A prática do sexo oral sem proteção implica risco de infecção pelo HIV?
Se comparado a outras formas de contágio (sexo vaginal, sexo anal e compartilhamento de seringas, por exemplo), o risco relacionado ao sexo oral é baixo. Contudo, oferece riscos maiores para quem pratica (ou seja, o parceiro ativo), dependendo fundamentalmente da carga viral (quantidade do vírus no sangue) do indivíduo infectado e se há presença de ferimentos na boca de quem pratica (gengivites, aftas, machucados causados pela escova de dente). Caso não haja nenhum ferimento na boca, o risco de contágio é menor. Isto se explica, talvez, pela acidez do estômago, que pode tornar o vírus inativo, quando deglutido. No entanto, na prática de sexo oral desprotegido, há o risco de se contrair herpes, uretrite, hepatite B, ou HPV, independente da sorologia do parceiro.

A existência de ferimentos e machucados nos genitais aumenta o risco de contágio?
Sim. Feridas nos órgãos genitais aumentam o risco de transmissão do HIV, pois facilitam o contato do sangue com secreções, que têm risco muito alto de infecção. Geralmente essas feridas, assim como corrimentos, bolhas e verrugas, são resultado de alguma DST. O uso de preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para reduzir o risco de transmissão tanto das DST quanto do vírus da AIDS.


Vaginose Bacteriana

Essa doença, Também conhecida como vaginite não específica, é a mais comum das vaginites. É causada por uma alteração na flora vaginal normal, com diminuição na concentração de lactobacilos e predomínio de uma espécie de bactérias sobre outras, principalmente a Gardnerella vaginalis. Por ter uma causa orgânica ou seja, suas causas são por causa do próprio organismo da mulher, não é considerada uma DST.

Sinais e sintomas

Os sintomas são de fácil percepção, como corrimento vaginal, geralmente de cor amarela, branca ou cinza, que apresenta odor desagradável. Algumas mulheres o descrevem como “um odor forte com cheiro de peixe” que aparece, principalmente, após uma relação sexual e durante o período da menstruação. Pode gerar ardência ao urinar e/ou coceira no exterior da vagina porém, algumas mulheres podem não apresentar sintoma algum.

Formas de contágio
Não é sexualmente transmissível, pois trata-se de um desequilíbrio do nível de bactérias normalmente presente na vagina, causada pela diminuição das bactérias protetoras daquele ambiente.
Desenvolve-se quando uma mudança no ambiente da vagina causa o aumento do nível de bactérias prejudiciais - como bactérias do intestino, por exemplo. Pode ser transmitida entre parcerias femininas

Prevenção
São necessários cuidados básicos que podem ajudar a reduzir o risco de desequilíbrio da natureza da vagina e evitar o desenvolvimento da vaginose bacteriana: - Usar camisinha durante as relações sexuais - Evitar o uso de duchinhas - Evitar produtos químicos que podem causar irritação e desconforto na região genital

Tratamento
Meninas, atenção! O tratamento em geral, é feito com Metronidazol. Fazer o tratamento completo, mesmo que os sintomas desapareçam antes do fim. Normalmente, os parceiros (de ambos os sexos) não precisam fazer o tratamento de vaginose bacteriana. Vaginose não tratada: Na maioria dos casos a vaginose bacteriana não causa grandes complicações. Mas existem algumas implicações sérias: - Parto prematuro ou recém-nascido com peso abaixo da média; - As bactérias que causam a vaginose bacteriana podem infectar o útero e as trompas de falópio. Esta inflamação é conhecida como doença inflamatória pélvica (DIP). A vaginose bacteriana pode aumentar a probabilidade de infecção por DST/aids em casos de exposição ao vírus. - Pode aumentar a probabilidade de uma mulher ser infectada por outras doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia.


Tricomoníase

Doença não muito conhecida, a Tricominíase é uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, que pode se hospedar no colo do útero, na vagina e/ou na uretra.

Sinais e Sintomas
Muitas das mulheres infectadas pelo Tricomonas podem não sentir nenhuma alteração ou reação. Quando os sintomas surgem, esses são, principalmente, corrimento amarelo-esverdeado, com mau cheiro, dor durante o ato sexual, ardor, dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais. Na mulher, a doença pode também se localizar em partes internas do corpo, como o colo do útero. A maioria dos homens não apresenta sintomas. Quando isso ocorre, consiste em uma irritação na ponta do pênis.

Formas de contágio 
O contágio da Tricominíase se dá através de secreções, durante contato sexual desprotegido com parceiro contaminado.

Prevenção 
Muito cuidado nas relações sexuais! O uso de preservativo em todas as relações sexuais, vaginais, orais ou anais é indispensável.

Tratamento 
O tratamento é feito com antibióticos e quimioterápicos. Parceiros sexuais (namorado, marido) devem ser tratados ao mesmo tempo!
Liga-se!
Pessoas em tratamento devem suspender relações sexuais até que o tratamento esteja completo e os sintomas tenham desaparecido. Em homens, os sintomas podem desaparecer dentro de algumas semanas, mesmo sem o tratamento. No entanto, mesmo sem nunca ter apresentado sintomas, pode continuar infectando seus parceiros, até que seja tratado. Como outras DST, caso não seja tratada, a tricomoníase aumenta a probabilidade de uma pessoa ser infectada ou infectar a outros com o vírus da AIDS, o HIV. Pode também gerar complicações durante a gravidez, ocasionando ruptura da bolsa antes da hora, parto prematuro e nascimento de bebê com peso baixo.


Sífilis

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Manifesta-se em três estágios: primária, secundária e terciária. Os dois primeiros estágios apresentam as características mais marcantes da infecção, quando se observam os principais sintomas e quando essa DST é mais transmissível. Depois, ela desaparece durante um longo período: a pessoa não sente nada e apresenta uma aparente cura das lesões iniciais, mesmo em casos de indivíduos não tratados. A doença pode ficar então, estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral, problemas cardíacos, podendo inclusive levar à morte. Por isso pessoal é importante ficar de olho, pois essas doenças são realmente graves e podem ter tratamento se diagnosticadas com antecedência.

Sinais e Sintomas
Atenção! A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. É importante saber que a ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.
Depois de um tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, assim à pessoa acha que está curada. Se a doença não for tratada, ela continua no organismo, e por isso depois de um tempo, surgem manchas em várias partes do corpo (inclusive na palma das mãos e na sola dos pés), além da queda de cabelos, cegueira, doença do coração, paralisias. Importante! Pessoal, no caso de mulheres grávidas, podem acontecer aborto ou má formação do feto.

Transmissão da sífilis 
A sífilis pode ser passada de uma pessoa para outra por meio de relações sexuais desprotegidas (sem preservativos), através de transfusão de sangue contaminado (que hoje em dia é muito raro em razão do controle do sangue doado), e durante a gestação e o parto (de mãe infectada para o bebê).

Prevenção 

Como não há perspectiva de desenvolvimento de vacina, em curto prazo, a prevenção recai sobre a educação em saúde: uso regular de preservativos, diagnóstico precoce em mulheres em idade reprodutiva e parceiros, e realização do teste diagnóstico por mulheres com intenção de engravidar.

Tratamento 
O tratamento mais indicado para a sífilis é a utilização do mais antigo dos antibióticos: a penicilina. O maior problema do tratamento é o seu diagnóstico, visto que a sífilis pode ser confundida com muitas outras doenças. Os pacientes devem evitar ter relação sexual até que o seu tratamento (e do parceiro com a doença) se complete. A gestante deve realizar controle de cura mensal. Se não tratada, a sífilis progride, torna-se crônica e pode comprometer várias partes do corpo ou levar à morte.
A sífilis congênita é resultado da infecção do feto pelo Treponema pallidum, bactéria causadora da sífilis, através da placenta.


Sífilis Congênita – Transmissão vertical da sífilis

A sífilis congênita é uma doença que ocorre no feto. Trata-se de uma infecção através de uma bactéria chamada Treponema pallidum. Essa infecção se dá através da placenta de uma mulher grávida que esteja infectada pela sífilis. É uma doença grave e podem causar má formação do feto, sérias conseqüências para a saúde da criança ou até a morte.

Sinais e Sintomas 
A sífilis pode se manifestar logo após o nascimento ou durante os primeiros dois anos de vida da criança. Na maioria dos casos, os sinais e sintomas estão presentes já nos primeiros meses de vida.
Ao nascer, a criança infectada pode apresentar problemas muito sérios, entre eles: pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou retardamento. A doença pode também levar à morte. Há ocorrências em que a criança nasce aparentemente normal e a sífilis se manifesta só mais tarde, após o segundo ano de vida.

Transmissão da sífilis 
A transmissão da mãe infectada para o bebê pode ocorrer em qualquer fase da gestação ou durante o parto. Estando presentes na corrente sangüínea da gestante, após penetrar na placenta, a bactéria ganha os vasos do cordão umbilical e se multiplica, rapidamente, por todo o organismo da criança que está sendo gerada. A infecção do feto depende do estágio da doença na gestante. Quanto mais recente a infecção materna, mais treponemas estarão circulantes e, portanto, mais grave será o risco de transmissão para o bebê.

Prevenção 
É realizado um teste diagnóstico em mulheres com intenção de engravidar, e nos casos diagnosticados, é necessário um tratamento imediato nas mulheres e em seus parceiros.

Tratamento
São realizados testes em amostra de sangue dos recém-nascidos cujas mães apresentaram infecção pela sífilis ou em casos de suspeita clínica de sífilis congênita. O tratamento deve ser imediato nos casos detectados e deve ser feito com penicilina. Com o tratamento adequado, mães com sífilis podem dar à luz a crianças saudáveis!
Nos casos detectados, deve haver uma notificação e investigação para apurar o que houve de fato e isso inclui os bebês que nascem mortos ou nos casos de aborto espontâneo por sífilis. Por isso, saibam que é direito de todo cidadão e obrigatório a todos os médicos e os profissionais de saúde (que estejam exercendo a função), bem como as responsáveis por organizações e estabelecimentos sejam eles públicos ou privados. (Lei nª6259)




As informações fornecidas no Blog da Beleza Perfeita são para simples referência. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde e nada substitui a palavra de um especialista.
Copyright © 2009 a 2024 Todos os direitos reservados pertence a Luh Fernandez. Proibida Reprodução. Tecnologia do Blogger.